Abandono escolar no ensino superior é maior entre alunos mais desfavorecidos

29 Nov 2021
Abandono escolar no ensino superior é maior entre alunos mais desfavorecidos

O abandono escolar no ensino superior é mais elevado entre os alunos mais desfavorecidos, segundo um estudo que alerta para o facto de as famílias portuguesas fazerem um esforço financeiro acima da média europeia.

Num país onde cada vez mais alunos frequentam o ensino superior, os investigadores do Edulog quiseram perceber se essa massificação do acesso tinha conseguido combater as desigualdades na permanência ou abandono dos estudos.

Os resultados divulgados esta segunda-feira mostram que não: "Quanto menos favorecido é o contexto socioeconómico do estudante, maior é a taxa de abandono", revela o estudo do Edulog 'Estudantes nacionais e internacionais no acesso ao ensino superior'.

O estudo da iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo aponta vários motivos para o problema, entre os quais o custo que representa para uma família ter um filho a estudar no ensino superior: em Portugal, "alguns dos fatores responsáveis pelo abandono prendem-se com as condições socioeconómicas do país", lê-se no documento.