Abandono do ensino superior. Pedidos de bolsa baixam drasticamente

17 Aug 2020
Abandono do ensino superior. Pedidos de bolsa baixam drasticamente

A Direção Geral do Ensino Superior registou até ao momento uma descida de pedidos de renovação das bolsas para o próximo ano letivo: houve quase menos cinco mil pedidos de bolsas de estudo do que em 2019.

Os dados revelados esta manhã pelo Jornal de Notícias mostram que até 12 de agosto foram feitos apenas 19 mil pedidos de renovação da bolsa, o que constitui o número mais baixo dos últimos quatro anos e pode ser um indicador de que a pandemia vai levar ao aumento do abandono escolar universitário. Todos os indicadores sociais e económicos tornam este cenário plausível.

A perda de receitas das universidades, decorrente da quebra de vendas nas cantinas, bares, residências e instalações desportivas, pode chegar aos dois milhões de euros. As receitas financiam a Ação Social Universitária e este ano podem não chegar para garantir os apoios de emergência.

É o que apontam as conclusões do inquérito feito aos estudantes e revelado pela Federação Académica do Porto: os dados mostram que 18% dos estudantes deslocados e não bolseiros ponderam abandonar os estudos por quebra de rendimentos da família, um valor que é o dobro do reunido entre estudantes bolseiros.